Tempo de leitura: 10 minutos
A cidade do Rio de Janeiro recebe dos dias 19 a 23 de junho a primeira Edição Panamericana do Congresso de Dança Moderna, que pontua um redimensionamento do já consagrado evento “Congresso Brasileiro de Dança Moderna“, que teve seis edições entre 2011 e 2016, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Sediado no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, o evento que tem como diretora artística e curadora a bailarina Andrea Raw, referência brasileira quando o assunto é dança moderna, apresentará 14 oficinas do segmento em diferentes técnicas – Graham, Horton, Limón, Nikolais, Verchinina, Duncan, Repertório e Introdução à Dança Moderna. Também serão oferecidas as atividades teóricas de palestras e mesa redonda. Para essa Edição, o Congresso pretende receber alunos oriundos de todas as regiões do país, além de alunos estrangeiros, sobretudo de países da América do Sul, como Chile, Paraguai e Argentina. Além do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca, os teatros Cacilda Becker, no Catete, e Angel Vianna, na Tijuca, também recebem o evento sendo palco para apresentações do espetáculo “Plataforma Dança Intercâmbio”.
O social sempre foi um dos protagonistas do evento. Para esta edição, foram concedidas 30 bolsas de módulo 1 (1 oficina) para o Congresso. As bolsas destinam-se à estudantes bolsistas de escolas e projetos sociais do Estado e Município do Rio de Janeiro.
Ao longo de suas edições, o evento foi progredindo e se tornando mais grandioso e abrangente; buscando sempre proporcionar ao público de Dança, especialmente, oportunidades únicas de intercâmbio internacional, através do aprimoramento técnico e artístico oferecido (com as oficinas ministradas por renomados profissionais estrangeiros), além de possibilitar a ida de profissionais locais para estágios com custos totalmente cobertos em New York, que pode ser considerada a capital referência da Dança Moderna, através do Prêmio Dança Moderna. Em 4 edições, o Prêmio Dança Moderna já teve 9 contemplados – dentre os quais Leonardo Brito e Ligia Mariz, que permaneceram em NY após serem agraciados com bolsas de estudo permanentes -, mostrando-se o prêmio de dança mais completo da América Latina.
A Arteducação Empreendimentos Artísticos e Educativos compreendeu a necessidade de reposicionar o evento e adequá-lo a sua real dimensão, e, assim, surge o Congresso PANAMERICANO de Dança Moderna. A cada edição, o evento recebe uma média entre 180 a 350 congressistas, vindos de todas as regiões do Brasil e diversos países da América do Sul. Ao longo de 6 edições, mostrou-se um evento consistente e com relevância comprovada, constituindo-se como parte fundamental da importante tarefa de revitalizar toda uma cadeia produtiva das artes cênicas: a Dança Moderna.
As novidades desta edição do Congresso serão as Oficinas de Repertório de Nina Verchinina e de Isadora Duncan, inéditos até então em nossos programas, além da Oficina especial de Introdução à Dança Moderna, voltada não apenas ao público infanto-juvenil, na faixa etária de 12 a 14 anos, mas inclusive para aqueles que estão iniciando seu contato com a Dança Moderna e ainda não se sentem aptos a participarem das oficinas específicas de cada técnica. Há 2 oficinas voltadas especialmente para o público infantil, a partir de 08 anos de idade: Técnica de Isadora Duncan para crianças e Introdução à Dança Moderna.
As atividades decorrem durante todo o dia, iniciando as oficinas às 09:30 horas da manhã e transcorrerão ao longo do dia, no complexo do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Nos dias 21 e 22 de Junho, além das oficinas práticas, teremos a apresentação do espetáculo da Plataforma Dança Intercâmbio”. No dia 23 de Junho, domingo, haverá as mesas de palestra e debate e o encerramento, ambos no Teatro Angel Vianna, com a apresentação dos trabalhos das aulas de Repertório e a Cerimônia de Encerramento.
Espetáculo
O “Plataforma Dança Intercâmbio” foi criado durante a 6º e última edição do “Congresso Brasileiro de Dança Moderna”, em 2016, por Andrea Raw. O espetáculo será apresentado no Teatro Cacilda Becker, no dia 18 de Junho, às 19h, e nos dias 21 e 22 de junho, às 20h, no Teatro Angel Vianna. A apresentação tem por objetivo promover trocas entres artistas nacionais e internacionais na forma de colaborações artísticas. Nesta primeiríssima edição estarão no palco os trabalhos de Bradley Shelver, Companhia Dança 3/Andrea Raw em colaboração com a Pianista e Cantora Clarice Gonzalles, Fatima Suarez, Rocio Infante, Jorge Tavares e Rita Serpa.
Nomes consagrados Dança Moderna estarão no Rio
Andrea Raw:
Bailarina, Professora, Coreógrafa e Pesquisadora em Dança, atuou em diversas companhias e grupos de Dança e graduou-se no Bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Docência dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior pela UCAM. Começou a lecionar em 1992, destacando-se no ensino da Dança Moderna no Ballet Stagium, em São Paulo, Petite Danse, Escola Marta Bastos e Centro de Movimento Deborah Colker, no Rio e no MMS em Budapeste, na Hungria. Formada pela Martha Graham School em NY, foi idealizadora e produtora do I e II Workshops de Técnica e Repertório de Martha Graham no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro em 2009 e 2010, além de Workshops com David Parsons (2010) e Ana Marie Forsythe, da Ailey School (2011 e 2012). Em 2017 foi nomeada numa cerimônia em Vienna Embaixadora da Dança no Brasil, representando a Agency for Cultural Diplomacy (EUA/Alemanha), além de ter sido agraciada com o Alto Jonio Dance Career Award no FINI Dance Festival, na Itália. Fundadora, Diretora Artística e Coreógrafa da Companhia Dança 3, desde 2012, sediada no Rio de Janeiro. Foi indicada como melhor bailarina no I Prêmio Cesgranrio de Dança.
Bradley Shelver:
Diretor Artístico, Coreógrafo, Bailarino, é natural da África do Sul, foi o Diretor Artístico do STEPS Repertory Ensemble de 2013-2016 e de BSCDT (Bradley Shelver Contemporary Dance Theater). Está atualmente em sua 10ª temporada como Primeiro Bailarino do Metropolitan Opera Ballet. Shelver foi co-produtor e curador do Festival anual REVERBdance em Nova York. Dançou como solista com as companhias Alvin Ailey Repertory Ensemble (atual Ailey II), Elisa Monte Dance, Complexions Contemporary Ballet, Ballet Hispanico of New York, Limón Dance Company e Phoenix Dance Theater no Reino Unido. Bradley Shelver faz parte do corpo docente de muitas escolas e companhias notáveis em todo o mundo, incluindo Matthew Bourne, Alteballeto Festival (Itália), Bartholin Ballet Festival no Royal Theatre em Copenhague, Laban Center (Londres), Performing Arts High School em Tel Aviv, Joffrey Ballet em São Francisco e Nova York, além da Escola ABT / JKO. Seu livro, “Performance Through the Dance Technique de Lester Horton”, foi publicado em 2013. Ele escreveu artigos para as revistas Dance Spirit e Dance Europe. Bradley Shelver faz parte do Corpo Docente do Congresso Brasileiro de Dança Moderna desde a sua criação, em 2011 e vem, ao longo dos anos, colaborando com Andrea Raw em Workshops no Brasil e na Plataforma Dança Intercâmbio.
Fátima Suarez:
Diretora do Mantra Centro de Dança e Arte Contemporânea. Formou-se em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia, e em Ballet Clássico na Escola de Ballet do Teatro Castro Alves. Estudou Ballet Clássico com Ismael Guiser (em São Paulo), Eugênia Feodorova (Rio de Janeiro), na Escola de Ballet de Tatiana Leskova (Rio de Janeiro), com Maryon Lane (Londres/Inglaterra) e com Carlos Moraes, Márcia Pinheiro e Antônio Carlos Cardoso (Bahia). Especializou-se em Dança Moderna e coreografia na London Contemporary Dance School e noLaban Centre of Movement, ambos na Inglaterra; e na Martha Graham Dance School e Merce Cunninghamm Dance Foundation em Nova York. É coordenadora geral da “JORNADA DE DANÇA DA BAHIA”, projeto que teve sua 10ª edição em 2018 e do FORUM DE EDUCADORES DE DANÇA, ambos voltados para a educação em dança. É diretora do Contemporânea Ensemble, grupo formado por alunos e professores da ECD, que desde 2012 desenvolve um trabalho único no Brasil com o repertório de Isadora Duncan e que apresentou o seu trabalho em Nova York, São Francisco, Frankfurt e Chicago. É articuladora do Fórum de Dança da Bahia e aluna especial do mestrado da Escola de Dança da UFBA.
Rocio Infante:
Diretora Coreógrafa do Coletivo Imprevistos. Pós Graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna. Formação na Nikolais-Louis Foundation For Dance NY e Ballet Morozowicz. Performer no Mannes College NY e Festival Flamini Roma. Prêmio de coreógrafa internacional: The Work Space NY, Vitae-Bolsa, Ideia coreográfica IGUTE, Itália. Foi Diretora de movimento de Gabreila Geluda na ópera “Na boca do Cão, do Pianorquestra entre outros. Fundou UAIC, Tempo/Arte (youtube/rocioinfante1). Professora de dança no curso livre da Faculdade Angel Vianna (FAV). Foi professora na UniCentro e da Pós Graduação em Performance na FAV.
Rita Serpa:
Bailarina, Maitre de Ballet e Coreógrafa. Formação em Dança Clássica e Dança Moderna no método de Nina Verchinina. Fundadora do Projeto ”Luar de Dança”, Diretora e Coreógrafa da Companhia Giro, estudou com Nina Verchinina por mais de 20 anos tendo sido convidada pela mestra para participar de sua última criação coreográfica – “Trombetas do Apocalipse” com música de Berllioz. Atualmente é residente do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro onde vem há 5 anos desenvolvendo o Projeto “Revivendo Nina”.
Letícia do Carmo:
Bailarina, professora e coreógrafa, Letícia do Carmo iniciou seus estudos com o Ballet Clássico, tendo dançado em festivais por todo o Brasil. Atuou na Dancx Cia de Dança- Teatro e Cia de Dança da Cidade. Formada em licenciatura em Dança pela UniverCidade, aprofundou seus estudos e pesquisas em Dança Moderna com Andrea Raw. Atualmente é Coordenadora Artística do Espaço Animus Corpo e Movimento e professora de Dança Moderna e Dança Contemporânea do Curso de Férias Internacional de Dança Faces Ocultas – Salto SP desde 2010.
Tatjana Christelbauer:
Presidente da Agency For Cultural Diplomacy, de Vienna na Áustria, formada pela Martha Graham School.
Serviço – Congresso:
Congresso Panamericano de Dança Moderna
Data: 19 a 23 de junho
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Endereço: R. José Higino, 115 – Tijuca
Inscrições: http://www.andrearaw.com.br/loja/
Serviço -Espetáculo Plataforma Dança Intercâmbio:
Espetáculo Plataforma Dança Intercâmbio (Cacilda Becker)
Data: 18 de Junho, às 19:00
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338 – Largo do Machado
Ingressos: R$20,00 (meia entrada) R$ 40 (inteira)
Bilheteria: Diariamente, 10h às 18h.
Telefone (21) 2265-9933
Espetáculo Plataforma Dança Intercâmbio (Angel Vianna)
Data: Dias 21 e 22 de Junho, às 20:00
Local: Teatro Angel Vianna
Endereço: Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro
Ingressos: R$10,00 (meia entrada) R$ 20 (inteira)
Bilheteria: Diariamente, 10h às 18h.
Telefone (21) 2570-1247